Produzir pães, salgados e panificados não traduz a atuação da Rede Premialy Padaria e Lancheria da cidade de Coronel Fabriciano, pertencente à região conhecida como Vale do Aço em Minas Gerais. A empresa com 20 anos de mercado investe intensamente em ações sociais, culturais e ambientais para estar mais próxima da clientela e das comunidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, onde se encontram as sete lojas e indústria de panificação da rede. Os investimentos em sustentabilidade foram iniciados, há cinco anos.
Campanhas de arrecadação de livros usados, concurso de redação para jovens e doação de presentes de Natal para crianças autoras de cartinhas divulgadas nas lojas da rede são alguns exemplos de ações socioculturais. O empreendimento também coleta pilhas, baterias e óleo usado de cozinha, por meio de coletores colocados nas padarias da rede. Quem descarta o óleo usado, recebe material de limpeza em troca, doados pelas empresas de reciclagem paulistas e mineiras que recebem os materiais. A Premialy não comercializa os resíduos descartados em suas lojas.
A panificadora desativou os fornos à lenha e os substituiu por fornos elétricos e a gás. “ É vantajoso, porque gera menos sujeira, fumaça e os vizinhos não ficam chateados. É mais fácil controlar a temperatura e os pães e salgados ficam com melhor qualidade”, ressalta Antônio Eugênio Fernandes, diretor da Premialy. Práticas de eficiência energética e gestão de resíduos sólidos fazem parte da rotina do empreendimento. Sacolas retornáveis são entregues para clientes que acumulam E$ 100 em compras. Até o momento, foram distribuídas 4,5 mil delas.
Vidros de lâmpadas fluorescentes, plásticos, garrafas PET, resíduos orgânicos, entre outros são separados e doados para cooperativa de catadores da região. Subestações de energia de média tensão foram instaladas nas unidades da Premialy e geram redução de 20% no custo energético. Poços artesianos abastecem as lojas e, este ano, um projeto de captação de água de chuva deverá ser implantado.
As vantagens de tantas ações inovadoras e sustentáveis geram retorno de imagem e resultados econômicos. “Nossas vendas aumentam entre 10 a 15%, quando estamos promovendo alguma campanha”, revela o empresário. Todas as datas especiais do calendário, como dia das mães, dos pais, das crianças e Natal, são comemoradas junto aos clientes e às comunidades. Sem falar em outros temas de campanhas, que a criatividade de Antônio Eugênio não para de inventar.
Socioambiental
“A empresa existe para atender a comunidade e não apenas para produzir e vender seus produtos. Temos de trabalhar nas áreas ambiental e social”, enfatiza ele. Sustentabilidade faz parte do planejamento estratégico da Premialy, assim como princípios e valores, tais como honestidade, competência, transparência e responsabilidade socioambiental, destaca o empresário.
Engenheiro, especializado em administração, Antônio Eugênio percebeu a oportunidade em investir e ampliar a panificação no Vale do Aço, há 20 anos. Começou como sócio, com 15% de participação, em uma pequena padaria. Hoje, ele administra sete padarias e uma unidade industrial de panificados, que abastece as unidades da Premialy. Atualmente a rede conta com 260 colaboradores.
“Não basta ficar dentro da empresa trabalhando. Tem que sair. A empresa tem que crescer com desenvolvimento sustentável, pois faz parte de um todo”, ressalta. “A economia verde é pra valer. As exigências serão cada vez maiores, desde as legislações em vigor até mesmo dos clientes”, alerta.
As padarias da Premialy se tornaram um ponto de encontro e articulação de pessoas em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo. Cinco mil pessoas circulam diariamente em suas lojas. O relacionamento forte com a comunidade é a marca da empresa,resume o empresário.
Fonte: SEBRAE