Sustentabilidade

Reciclagem, Premialy recolhe óleo

A Premialy Padaria e Lancheria demonstra mais uma vez sua responsabilidade com a comunidade e com o meio ambiente.
Reciclagem, Premialy recolhe óleo Reciclagem, Premialy recolhe óleo

A Premialy Padaria e Lancheria demonstra mais uma vez sua responsabilidade com a comunidade e com o meio ambiente. As lojas da rede estão recebendo, desde o início da semana óleo de cozinha usado para reciclagem. A ação da empresa conta com o apoio da comunidade e espera recolher o material para ajudar na preservação do meio ambiente. Por esta iniciativa a Premialy recebeu o Selo Verde da JRBiogerais, responsável pela coleta.


Nas unidades da Premialy foram instalados BIO Pontos, que são containers coletores de óleo para descarte de maneira correta. A Premialy recebe este óleo e a JR fica responsável por recolher o material e transformá-lo em biocombustível. O óleo jogado no ralo ou na pia, além de impermeabilizar caixas de passagem e fossas sépticas pode entupir o encanamento. Estudiosos do setor aconselham a não jogar o óleo usado em bueiros ou na pia da cozinha, pois ao ser transportado pelo esgoto o material chega aos rios, lagos e etc.


Antônio Eugênio, responsável pela rede Premialy Padaria e Lancheria, explica que "este óleo é levado para um local de tratamento. Depois de tratado ele serve para a produção de sabão, biodiesel e etc. Essa iniciativa da Premialy é reflexo da missão da empresa, que é levar qualidade de vida não só por meio dos alimentos, mas também em ações que proporcionem saúde aos nossos clientes e ao meio ambiente", disse.


Educação ambiental


Por ser mais leve, o óleo forma uma camada sobre a superficie da água impedindo a oxigenação. Isso pode causar até mesmo o fim de algumas espécies de peixes e plantas aquáticas. Para que isso não aconteça, após usar o óleo, espere esfriar e despeje-o em um vasilhame bem fechado. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.


Realidade


Embora o óleo represente uma porcentagem mínima do lixo, o seu impacto ambiental é muito grande, representando o equivalente da carga poluidora de 40.000 habitantes por tonelada de óleo despejado em corpos d’água. Apenas um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 70 mil litros de água, formando, em poucos dias, uma fina camada sobre uma superficie de 100 m2, O que bloquea a passagem de ar e luz, impedindo a respiração e a fotossíntese. Outro ponto importante em relação ao uso de óleo é a maneira como ele é jogado fora. Jogá-lo pela pia, além de entupir a rede, é prejudicial ao meio ambiente. Há quem fale em colocar o resíduo dentro de uma garrafa plástica e jogá-la no lixo. No entanto essa não é a melhor solução, pois, em caso de vazamento, o resíduo pode contaminar águas subterrâneas.

Fonte: Premialy

fique por dentro!
Newsletter